sexta-feira, 4 de março de 2016

Bullying: até que ponto pode ser considerada uma brincadeira

Nova lei de combate ao bullying já está em funcionamento
Rádio Nacional do Rio de Janeiro / Tema Livre


Tema Livre debate o bullying: até que ponto pode ser considerada uma brincadeira inofensiva
Tema Livre debate o bullying: até que ponto pode ser considerada uma brincadeira inofensiva Twentyfour Students/ccb
O Tema Livre, desta quinta-feira (3), questionou os limites entre a brincadeira saudável e o bullying. O assunto é retomado a partir da nova lei de combate à prática da intimidação persistente, que pode ser caracterizada por apelidos pejorativos, constrangimento público e ataques físicos.

Face à popularização do termo "mimimi", que em algumas situações relativiza denúncias de bullying, o programa reuniu as visões da psicologia e da pedagogia para avaliar o espaço do humor e das brincadeiras saudáveis.

No estúdio, participaram do debate a pedagoga e membro do Grupo de Prática Exploratória do Rio de Janeiro, Maria Isabel Azevedo Cunha, a doutoranda em Psicologia Clínica e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social,(LIPIS) Monica Viana, o Professor Adjunto do departamento de Didática da UNIRIO, Prof. Dr Leonardo Castro, e a Pesquisadora e autora do livro "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas", Flora Daemon. E, por telefone, a Comissária da Infância, da Juventude e do Idoso em São José do Vale do Rio Preto, que coordena o "Projeto Falando Sério" da Vara Única de São José, Valéria Corrêa Tricano.
Ouça o programa na íntegra clicando no player acima.
O Tema Livre é transmitido de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h.
 
Produtor
Alessandra Hirtenkauf

Nenhum comentário:

Postar um comentário