quinta-feira, 17 de março de 2016

Direito São Bernardo promove discussão sobre bullying e suas consequências

Da Redação do Repórter Diário
Bullying é o termo usado para descrever um tipo de agressão física ou psicológica que ocorre repetidas vezes dentro de um determinado grupo, um problema muito comum nas escolas e que tem aumentado no mundo todo. Diante da relevância do assunto nos dias atuais, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizará, no dia 2 de abril, o seu 1º Encontro sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, que terá o tema geral “Bullying e Cyberbullying: Um Desafio a Ser Superado”.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, com apoio do IBGE, revelou a extensão do problema no Brasil. Entre os dados obtidos, destacou-se o fato de que pelo menos 20% dos estudantes do país já praticaram bullying. O estudo foi feito nos 26 estados e no Distrito Federal e foram entrevistados mais de 100 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas e particulares.
As consequências do bullying são graves, desde prejuízos no rendimento escolar das vítimas até problemas nos relacionamentos com a família, amigos e com a sociedade. Para combater essa prática, uma das principais estratégias empregadas é conscientização de todos que atuam direta ou indiretamente nas escolas, como pais, alunos, professores e demais funcionários.
Esse é um dos intuitos do 1º Encontro sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, que contará com as seguintes convidadas: Dra. Thaís Dantas, advogada do projeto “Prioridade Absoluta”, do Instituto Alana, que falará sobre os objetivos do Instituto e do projeto; Dra. Ana Olmos, psicanalista de crianças e adolescentes e pesquisadora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, que apresentará a palestra “Bullying – Abordagem Psicológica”; e a Dra. Alessandra Borelli, advogada atuante em Direito Digital e coordenadora do Núcleo de Combate aos Crimes Contra a Inocência da CDECAT/OABSP, que tratará do tema “Lei 13.185/15 – o que há de novo sobre o bullying?”.
Após as palestras dos convidados, haverá debates com a participação dos professores da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo: Prof. Dr. Clilton Guimarães dos Santos e Profª. Dra. Denise Auad. Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição pelo site da Instituição (www.direitosbc.br) entre os dias 21 e 30 de março.
Serviço:
1º Encontro sobre os Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 2 de abril (sábado);
Horário: das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro e Auditórios da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Rua Java, 425 – Jd. Do Mar – SBC;
Inscrições: de 21 a 30 de março, somente pelo site www.direitosbc.br;
Investimento: Alunos – R$ 13; Público externo – R$ 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário