sexta-feira, 25 de março de 2016

Jonathan supera bullying na infância e emagrece 30kg ao começar na corrida

Catarinense, de 26 anos, chegou a pesar 101kg. Agora com 70, ele enfrenta os mais variados tipos de provas, de montanha, de rua e até mesmo com obstáculos militares


Por Rio de Janeiro

Jonathan Reinke, de 26 anos, sempre sofreu por estar acima do peso. Na adolescência, chegou a pesar 101kg. Além do bullying, o técnico em enfermagem sofria com a péssima condição física, falta de ar, dores no joelho e na coluna. Em 2004, quanto estava com 15 anos, ele decidiu que o esporte o ajudaria a mudar de vida. Por isso, procurou uma academia em Jaraguá do Sul (SC), cidade onde mora, e, com orientação profissional, saiu do sedentarismo de uma vez por todas.
- Comecei a fazer pequenas caminhadas na esteira. Afinal, era apenas o que meu corpo permitia naquele momento. Com o passar do tempo ganhei resistência e introduzi algumas metas nos meus exercícios. Por exemplo: hoje faço 20 minutos de caminhada, amanhã 25, depois 30. O começo não foi fácil, os resultados demoravam a vir, mas com o passar dos dias essa minha capacidade física foi melhorando, minha autoestima foi subindo e o peso caindo - lembrou.
EuAtleta Minha História Jonathan Mosaico 310 (Foto: Eu Atleta)Jonathan sofria de bullying na infância por causa do sobrepeso. Hoje é um corredor (Foto: Eu Atleta)
A partir daquele ano, a corrida entrou na vida Jonathan para ficar. O jovem fez dela seu esporte preferido. Em 2011, passou a participar de competições de 5 e 10km. Agora, enfrenta os mais variados tipos de provas, de montanha, de rua e até com obstáculos militares. Não satisfeito, ele ainda incluiu canoagem e squash na rotina de treinos semanais.
- Consegui transformar a minha vida. Tudo por meio da introdução da atividade física. Hoje estou no meio desse esporte magnífico, que é a corrida. Minha maior conquista foi vencer a obesidade mórbida e o meu melhor prêmio foi a saúde - contou.
Dos 101kg que pesava, Jonathan perdeu 30 e atualmente pesa 71. Os hábitos alimentares dele também mudaram. Diminuiu drasticamente o consumo de alimentos, como frituras e doces, cortou o refrigerante e reduziu a ingestão de bebida alcoólica.
Jonathan sentiu as melhoras que o esporte proporciona na saúde física e mental. Nem toda a dificuldade inicial para a mudança foi capaz de impedi-lo. Por isso, ele deixou um recado para quem busca melhoras por meio da atividade física.
- Para aqueles que têm em mente uma melhor qualidade de vida, você também consegue! Coloque objetivos em sua vida e corra atrás. Assim que os atingir, volte a se desafiar. Eu acredito que todos têm a capacidade de ser e fazer o que quiser, basta acreditar, ter persistência e fé. A dificuldade existe, sim, e nos resta erguer a cabeça e a enfrentar - finalizou.
EuAtleta Minha História Jonathan _690 (Foto: Eu Atleta)Em ação durante prova de rua: Jonathan toma gosta pela modalidade e encara até provas de montanha (Foto: Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário