quinta-feira, 17 de março de 2016

Jovens italianos são os mais obesos da Europa

No entanto, são os que menos sofrem bullying no Velho Continente


Agência ANSA

Os pré-adolescentes italianos são os mais obesos e preguiçosos de toda a Europa, têm uma grande dificuldade de se relacionar com adultos, mas estão entre os que menos praticam e são submetidos a bullying do continente.
As informações são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a saúde e o bem estar dosjovens europeus de 11, 13 e 15 anos entre 2013 e 2014. De acordo com o documento, mais de 30% dos italianos de 11 e de 13 anos estão a cima do peso ou obesos enquanto 25% dos de 15 anos estão no mesmo patamar.
Mais preocupante que este dado é o que afirma que as taxas de atividades físicas entre os jovens da Itália estão bem baixas, fazendo com que o país fique com a última colocação na categoria de 11 e de 13 anos e na penúltima com a de 15, no caso ficando só na frente de Israel. Nas duas primeiras idades, apenas 5% e 11% respectivamente dos jovens fazem ao menos uma hora de exercícios moderados ou fortes.
"Obesidade e inatividade são fatores independentes que precisam ser combatidos não só com atividade física, mas também com os modelos alimentares, sendo o mediterrâneo um já 'contaminado'", explica o professor de epistemologia da Universidade de Turim Franco Cavallo.
"Outra categoria na qual estamos mal é a da relação com a família. Parece que nossos jovens são menos familiarizados, e tem menos capacidade de se relacionar com os adultos", conta o italiano.
Já sobre o lado positivo, o bullyng nessa faixa etária é bem baixo na Itália. Aos 15 anos, 2% das meninas e 3% dos garotos disseram que sofreram um ato de bullying, um número superior apenas aos da Islândia, Armênia e Lituânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário