sexta-feira, 11 de março de 2016

Mulher supera bullying do marido e trauma da balança para perder 26kg

Com histórico de obesidade em toda a família paterna, administradora procurou ajuda de uma nutricionista e de um 'personal voluntário' em busca de qualidade de vida


Por Adamantina, SP


Euziméria Silva de Jesus, Eu Atleta (Foto: Euziméria Silva de Jesus / Arquivo Pessoal)Euziméria perdeu mais de 26kg e ganhou nova autoestima (Foto: Arquivo Pessoal)
O que era tristeza virou motivo de alegria. O peso foi uma das razões que fez a administradora Euziméria Silva de Jesus, 38 anos, viver cabisbaixa por várias vezes. Porém, hoje os sorrisos retratam a grande transformação no corpo e no humor. Após sofrer bullying do próprio marido e pegar trauma da balança, ela resolveu mudar os hábitos alimentares e começar a praticar exercícios físicos, não só para se sentir bem esteticamente, mas em busca de uma melhor qualidade de vida. Com apenas 1,58m, deixou os indesejáveis 88kg e alcançou os tão sonhados 62kg em dois anos.
– Quando eu subi na balança pela última vez, em 2011, enquanto ainda estava com sobrepeso, eu pesava 88kg. Minha mãe acredita que eu passei dos 90kg, porque depois disso eu peguei trauma e não me pesei mais. Foi quando, na virada do ano para 2012, fiz uma promessa para mim mesma que iria emagrecer e mudei completamente a minha vida.
Antes de pensar em mudar e ter uma vida mais saudável, a administradora sofria bullying dentro da sua própria casa. Segundo ela, naquela época, o seu marido a chamava por apelidos que a deixavam constrangida na frente das pessoas que faziam parte da rotina do casal.
Euziméria Silva de Jesus, Eu Atleta (Foto: Euziméria Silva de Jesus / Arquivo Pessoal)Prudentina começou a mudar de vida em janeiro de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal)
– O único bullying que eu sofria era do meu próprio marido. Na frente das pessoas, quando ele se exaltava na bebida, ele me chamava por nomes de mau gosto, que me incomodavam e me magoavam muito. Por conta dessas atitudes, em 2005, resolvi me separar dele.
Nascida em Presidente Prudente, interior de São Paulo, mas morando atualmente em Adamantina, na Nova Alta Paulista, Euziméria começou sua luta contra a balança em janeiro de 2012. Com mudanças na alimentação e exercícios caseiros, em setembro do mesmo ano, ela conseguiu eliminar 15kg.
– Ainda em setembro, eu mudei de Prudente para Adamantina e, por conta da mudança, eu me distrai e comecei a engordar novamente. No entanto, logo procurei a ajuda de uma nutricionista para voltar a emagrecer e melhorar a minha alimentação. Além do bullying e do trauma da balança, outro fator que alertou a mudar de vida foi o meu histórico familiar.
Uma tia minha chegou a falecer com quase 200kg.
Euziméria,
administradora
– Por parte paterna, todos os meus tios e primos são obesos. Uma tia minha chegou a falecer com quase 200kg. Fora isso, meus pais são diabéticos e hipertensos, o que também contribuiu para que eu tomasse mais cuidado com a minha saúde – completou.
Acostumada a comer muita massa e frituras, a administradora teve que aprender a gostar de alimentos integrais, na marra. Ela também passou a se alimentar de três em três horas, o que a obrigou a tomar café da manhã todos os dias, algo que não fazia parte da sua rotina. Todas essas mudanças tinham em comum um só objetivo: obter qualidade de vida. 
Euziméria Silva de Jesus, Eu Atleta (Foto: Euziméria Silva de Jesus / Arquivo Pessoal)Administradora, ao sair para uma caminhada, na última semana (Foto: Arquivo Pessoal)
– Tive que aprender a gostar de tudo o que eu não gostava para conquistar o meu objetivo. E não é que eu aprendi! Hoje, dificilmente eu troco um alimento integral por algum comum. Deixei de comer arroz branco e a dar preferência para as verduras e legumes. Antigamente, eu detonava em salgados como esfihas e coxinhas. Hoje, não deixei de comer totalmente nenhum tipo de alimento, mas, com a ajuda da nutricionista, aprendi a comer apenas o suficiente para me satisfazer.
– Nunca fui fã de refrigerante, mas adorava tomar uma cerveja com meus amigos. Quando comecei a dieta, fiquei oito meses sem tomar nenhum tipo de líquido que não fosse água ou suco que eu mesmo preparava. Foi a fase que eu mais senti durante o emagrecimento. Continuei saindo com o pessoal, mas, enquanto eles pediam bebidas alcoólicas e porções, eu pedia uma água com limão e um prato de salada. Administrar tudo isso foi bem difícil na época, mas eu consegui – destacou a prudentina.
"Personal Voluntário"
Fora o acompanhamento da nutricionista, a administradora também contou com uma ajudinha especial de seu "personal voluntário", como ela mesma classifica seu amigo, que trabalha como educador físico.
Euziméria Silva de Jesus, Eu Atleta (Foto: Euziméria Silva de Jesus / Arquivo Pessoal)De bem com a vida, Euziméria mantém forma com treinos aeróbicos (Foto: Arquivo Pessoal)
– Comecei a fazer treinos aeróbicos e a realizar caminhadas regularmente para manter a forma. Hoje, além dos exercícios que eu faço acompanhada do meu amigo personal, caminho 5km pela manhã e mais 5km no fim da tarde. Para me ajudar a manter o peso, sempre coloco objetivos pessoais como metas a serem buscadas ano a ano, como a viagem que eu queria fazer com a minha filha para Porto Seguro, em 2014. Ralei o ano inteiro, motivada, e consegui me manter no peso. Então, isso tem me ajudado muito também.
– Hoje, sem dúvida alguma, me sinto mais feliz e muito mais confiante. Sinto-me mais determinada para encarar os problemas do dia a dia e os desafios da vida. Sem dúvida alguma eu me sinto muito melhor do que antes – ressaltou Euziméria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário